Passeios
Olá galerinha! Hoje nosso passeio é pelo Templo budista de Foz do Iguaçu.
Foz acolhe todas as culturas e crenças, e como tal não podia faltar um templo budista para a comunidade Chinesa local.
Vamos admirar a arquitetura asiática do templo, apreciando centenas de estátuas esculpidas no brasil e exterior, distribuídos em um belo jardim.
Em Foz do Iguaçu, o templo Chen Tien foi construído em 1996, e fundado pelo mestre Tong Zhong.
O Templo, é um local de paz e tranquilidade, sendo muito visitado por turistas e moradores locais.
O local conta com 42 hectares de extensão, onde a natureza e a belíssima construção estão em plena harmonia.
Passando pela entrada principal do templo, encontramos uma linda área arborizada, e a estátua do Buda Maitreya de 7 metros de altura.
Buda Maitreya, é designado o renovador do budismo, e foi uma das primeiras estátuas a ser construída no templo budista em Foz do Iguaçu.
É o “próximo Buda”, que reiniciará o atual ciclo iniciado por Buda Shakymuni (principe Siddhartha Gautama) quando os ensinamentos deste tiverem sido esquecidos na terra, iniciando um próximo ciclo do darma.
Andando mais alguns metros avistamos a estátua de buda Shakyamuni, que deu origem aos ensinamentos, ao que hoje conhecemos como budismo.
Siddahartha Gautama, príncipe que nasceu em torno de 500 a.c na India. Aos 29 anos de idade, renunciou ao e iniciou na busca espiritual, onde percorreu todo o país atrás de ensinamentos, seguindo uma vida dedicada e buscando repostas.
Certo dia à beira de um rio, sentou-se sobre uma figueira, e conseguiu alcançar a iluminação máxima, após 49 dias meditando sem interrupção, e assim compreendeu as leis do universo e obteve as respostas que buscava.
Assim Buda Shakyamuni, começou a partilhar seus conhecimentos e sabedoria, onde promoveu paz, e ensinou as pessoas a praticar boas ações, e purificar a mente para também alcançar a iluminação.
Várias estátuas foram construídas no Brasil com artistas e matéria prima brasileira, e outras são importadas da china.
Ao Andar pelos jardins, podemos apreciar ainda outras estátuas Como os quatro grandes Bodisatvas, os quatro reis celestiais, os guardiões, e o pátio com 108 Amitabhas.
As 108 estatuas douradas, do buda Amitabha, ficam em frente ao grande salão, 108 é um número sagrado e muito usado no budismo.
Esses dois gestos nas mãos de Buda Amitabha são chamados de "mudra"
Sendo a mão direita o mudra da sabedoria e iluminação, e na mão esquerda o mudra da generosidade por receber todos os seres na sua terra Pura.
O primeiro andar é o grande salão do templo budista em Foz do Iguaçu, sendo o local que se encontram as estátuas dos 18 Arahants.
Arahants é o termo usado para a pessoa que atingiu um estado de iluminação, onde não será mais necessário a reencarnação.
Cada detalhe no grande salão do templo budista, foi elaborado com total precisão, como a roda do darma, estampada no chão.
A Roda do darma é também conhecida como a roda da lei. Sendo um símbolo representando o dharma no Budismo, e os ensinamentos do Buda sobre o caminho para a iluminação.
O segundo andar do templo possui uma sacada de onde se pode avistar o rio Paraná, a Ilha Acaray, a ponte da amizade, o centro de Ciudad del Este no Paraguai, e uma parte de Foz do Iguaçu, porém os visitantes só tem acesso ao salão do primeiro andar.
Pessoas que gostam de conhecer culturas e religiões diferentes vão se encantar com o passeio. Ou até mesmo visitantes que amam a natureza, pois o templo budista de Foz, conseguiu unir uma linda arquitetura à paisagem local, deixando o passeio inesquecível para todos os visitantes.
Não podemos deixar de mencionar a energia do local. Toda vez que vou ao templo budista, sinto uma paz incomparável.
Lembrando que o templo é um local sagrado, sendo aberto ao público para conhecermos um pouco sobre as diversidades religiosas de Foz do Iguaçu e seus povos. Então o local precisa ser visitado com todo o respeito, e gratidão.
Agora vamos falar brevemente sobre a história do templo budista Chen Tien em Foz.
Como falei no início, o fundador do templo, foi o Mestre Tong Zhong, que chegou ao Brasil em 1992 na cidade de São Paulo, partindo em seguida para Ciudad Del Este no Paraguai.
Sentindo a necessidade dos ensinamentos budista na região, em 1996 o Mestre fundou o Centro que conhecemos hoje.
Em 1997, foram construídas as estátuas do Buda Maitreya e dos 108 Amitabha, sendo todas construídas com matéria prima brasileira e o próprio artista, também brasileiro.
Nos anos seguintes foram chegando outras estátuas do exterior, e foi construído o salão do Ksitigarbha.
Umas das Estátuas que mais chamam atenção do templo é a de Buda Shakyamuni, que chegou em 2014 do exterior. Feito em peças de bronze, com 10 metros de altura incluindo a base.
No local é possível comprar lembrancinhas, como imagens miniaturas de buda e outros, basta entrar na lojinha que se encontra no pátio do templo.
O templo Budista em Foz do Iguaçu, está localizado na Rua: Dr Josivalter Vilanova n° 99, Jardim Vila Nova
Fone: 045 3524 5566
Horários de visita: De terça-Feira a Domingo da 9:30 às 16:30